Ilha do Fogo recebe a abertura da Oitava Edição da Semana Global de Empreendedorismo
Dilma
Vieira
14 Nov 2018

Mulheres, Jovens, Inclusão e Eco Sistema é o tema da oitava edição da semana global de empreendedorismo que arrancou no dia 12, em Cova Figueira, na ilha do Fogo

O acto de abertura foi presidido pelo Secretário de Estado para a Educação, Amadeu Cruz.

Este assegura que a Semana Global de Empreendedorismo é uma oportunidade tanto para os empreendedores como para os que pretendem ser empreendedores para aprimorarem de melhor forma possível a sua performance no mercado de trabalho. 

Segundo o mesmo, a Semana Global de Empreendedorismo permite aos participantes partilhar as suas experiências, apresentar novas ideias de negócio, e assim caminhar para outras inovações que contribuirão para ao desenvolvimento empresarial, gerando mais empregos para o país.

Paulo Santiago, vice-presidente da Associação de Jovens Empresários, disse que a associação se juntou à Semana Global de Empreendedorismo de modo a impulsionar os jovens empresários a conectaram de melhor forma ao mundo do empreendedorismo/negócios.

Cláudia Rodrigues, uma empreendedora local e dona de um restaurante em Cova Figueira, partilhou a sua trajetória de sucesso, contando que tudo começou com penas 500 escudos.

“Comecei aos poucos e paulatinamente as coisas foram tomando outras proporções. Tudo começou com 500 escudos que encontrei na rua e daí comprei alguns ingredientes e fiz pastéis e comecei a vender. Com o dinheiro da venda, continuei a comprar mais ingredientes e diversifiquei um pouco na venda. O pequeno trabalho foi gerando retorno e acabei por abrir um pequeno espaço de venda e com o decorrer do tempo quis abrir um restaurante e consegui. Eu reinvesti todo o dinheiro nessa ideia de abrir um restaurante e assim aconteceu.” Cláudia Rodrigues, empreendedora.

A empresária realça ainda dizendo que o empreendedorismo é isso, é começar com pouco ou quase nada e ir arriscando sempre um pouco mais. A empresária aconselha a todos que tem uma ideia de negócio a inspirarem nela e a correrem atrás dos seus sonhos.

A coordenadora Geral da Semana Global de Empreendedorismo, Dilma Vieira, por sua vez, apresentou o plano de atividades da Semana Global de Empreendedorismo, nomeadamente o Programa de Aceleração Empresarial, Programa de Apoio às Mulheres e particularmente a Summit, uma cimeira que tem como objetivo avaliar, e debater o empreendedorismo em todas as suas dimensões.

“Para este ano trouxemos algo novo, o Entrepreneurship Summit Weekend, uma vertente mais prática da Semana Global de Empreendedorismo que ter por foco a criação de espaço de conexão, construção de ideias, debates e networking.” Dilma Vieira, Coordenadora Geral da SGE.

 “A arte de saber vender”, “Falhar para ter Sucesso”, “Desenvolvimento Pessoal como factor de sucesso”, “Financiamento de Empresas” são temas a serem apresentados no Summit nos dias 17 e 18. O acto de abertura da cimeira será presido pelo Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva.

A Semana Global de Empreendedorismo é um evento mundial e está a decorrer em simultâneo em 170 países.

Fonte: 

Diana Vieira

GEW

Dilma Vieira

Vice President | AJEC - Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde

AJEC aims at sustainable development through actions that promote and stimulate entrepreneurship, innovation, productivity, competitiveness,… More