Quem somos

 

No âmbito da sua missão e enquanto um dos seus principais eixos de actuação, a promoção do empreendedorismo, a Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde (AJEC) iniciou contactos com a Global Entrepreneurship Week International para a realização da GEW em Cabo Verde. A parceria foi estabelecida entre a AJEC, ADEI e o Governo de Cabo Verde para a realização do Global Entrepreneurship Week na terceira semana de Novembro de 2010.

Tendo a GEW sido realizada pela primeira vez em Cabo Verde, e sendo esta uma semana com grande dimensão e impacto não foi fácil fazer com que se atingisse alguns objectivos traçados como o caso de fazer uma actividade por ilha. Em 2010 este foi um projecto novo, a primeira vez que se realizou algo do género no país, pelo que foram identificados alguns constrangimentos que diminuíram o impacto que se pretendia inicialmente. Mesmo assim, no primeiro ano estiveram envolvidas cerca de 500 pessoas neste evento, com a realização de 14 actividades.

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento mundial que acontece anualmente em mais de 130 países durante 7 dias. Entre os dias 13 e 19 de Novembro milhares de actividades acontecerão no país inteiro com o objectivo de promover e celebrar o empreendedorismo.

Este ano, queremos continuar a fazer parte deste movimento global e fazer a diferença, na maior celebração do empreendedorismo!

Cabo Verde, ao aderir a este movimento de networking global, está a associar-se a um dos maiores movimentos existentes sobre o empreendedorismo e, claramente, a transmitir a todos cabo-verdianos a aposta que está a ser feita no empreendedorismo e no desenvolvimento de uma cultura e sociedade empreendedoras.

A organização geral do movimento é da Fundação Kauffmann (EUA) e da instituição Make Your Mark (Inglaterra). Já em Cabo Verde, o movimento é liderado pela AJEC – Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde, que articula parcerias com empresas e instituições de ensino para promover a cultura empreendedora em nosso país.

Quem quiser participar da Semana deste ano já pode ir pensando em como envolver sua comunidade em alguma actividade que promova o empreendedorismo, pode ser desde uma gincana com os jovens a um debate com empreendedores locais, vale a criatividade.

É importante que a actividade seja criativa, relevante ao tema empreendedorismo, atinja um grande número de pessoas e apresente resultados com números, vídeos e fotos.