Press Releases | October 19, 2017

Semana Global do Empreendedorismo 2017 – A visão dos empreendedores definirá o Futuro de Angola

Photo Credit: Aceleraangola

 

A segunda Semana Global de Empreendedorismo em Angola, que acontece sob o lema “Empreendedorismo:  sua visão, o nosso Futuro”, será realizada de 13 a 18 de Novembro, no Centro de Conferências de Belas, e contará com a participação e grande apoio de  parceiros como o Instituto Angolano da Juventude, Embaixada Americana em Angola, o Acelera Angola, bem como outros que iremos anunciar brevemente.

Este grande movimento, denomidado em inglês Global Entrepreneurship Network (GEN), que acontece em mais de 170 países, começou exactamente há dez anos com o sentido de tornar mais fácil para qualquer um, em qualquer lugar, iniciar e expandir um negócio.

A GEN visa fundamentalmente fomentar a colaboração sem fronteiras, um ecosistema unificado de iniciativas entre empreendedores, investidores, pesquisadores, formuladores de políticas e organizações de apoio empresarial e trabalha para ajudar a começar e escalar iniciativas que possam gerar mais empregos, educar indivíduos, acelerar a inovação e reforçar o crescimento económico.

Durante o ano passado, tivemos a oportunidade, como país, de experimentar pela primeira vez a organização deste grande evento, que teve como lema  “O empreendedorismo Acelera Angola´”, realizado na Universidade Católica de Angola, com o grande apoio do Instituto Angolano da Juventude e a Embaixada Americana em Angola.

Foi, para muitos, uma experiência de facto marcante no sentido que contou com uma participação massiva de interessados sobre vários temas que foram abordados em várias áreas de conhecimento e exploração, nomeadamente: Juventude, Educação, Saúde, Sectores Produtivos e Tecnologia e Inovação. Entretanto, ficou um sabor a pouco, depois de termos participado no Congresso Mundial de Empreendedorismo, organizado pela GEN Africa, pela primeira vez no nosso continente, propriamente na África do Sul, e foi possível abordar de forma aberta e crítica os caminhos que devemos e que vamos traçar. Neste momento, fomos galardoados como um dos nomeados pela organização, como tendo sido uma das semanas mais bem organizadas no universo de 170 nações presentes, deixando aqui o sentimento que é possível fazer mais e melhor.

Para esta segunda edição, e depois de correr um ano inteiro sobre iniciativas que nos brindaram com o conhecimento necessário que o nosso Ecosistema está de facto em crescimento, pudemos enriquecer ainda mais, não tendo apenas uma única iniciativa, mas várias, quase numa ordem semanal. Fez com que empreendedores pudessem rever-se no espírito da criação, mas agora falta-nos o segundo passo e momento, que está na estruturação de toda cadeia que alimenta de facto a celebração e o espírito abnegado empreendedor.

A presença global do GEN, através de operações nacionais e verticais, com políticas, pesquisa e programas, garante os membros tenham acesso incomum aos conhecimentos mais relevantes, redes, comunidades e programas relativos ao tamanho da economia, maturidade do ecossistema, língua, cultura, geografia e muito mais.

GEN e a segunda edição da Semana Global do Empreendedorismo em Angola vão ajudar novamente a que possamos comemorar, compreender, apoiar e conectar empresários e aqueles que os defendem.

É da visão de cada empreendedor que depende o futuro de Angola, e temos a certeza absoluta que 2018 será um ano cheio de conquistas. Assim sendo, vamos novamente colocar bem alto a nossa bandeira e revigorar todo espaço que merecemos no patamar de empreendedores e inovadores que lutam por mundo cada vez mais capaz e melhor.
De 13 a 18 de Novembro, vamos realizar, no Centro de Convenções de Belas, a segunda Semana Global de Empreendedorismo em Angola sobre os seguintes eixos:

Celebrar: O mundo precisa de empreendedores - os que praticam e formuladores de produtos e ideias - mas nem todos os ecossistemas desfrutam da cultura empresarial que é prevalente em centros de inicialização como Silicon Valley, Singapura e São Paulo. Através do Global Entrepreneurship Week (GEW), o GEN celebra os sucessos e impacto dos empreendedores que com o seu esforço individual ajudam a quebrar barreiras culturais e alcançar novos públicos, ampliando o número de pessoas que em algum momento de sua vida considerar dar à luz o novo e tornar-se um empreendedor.

Entender: Há uma crescente demanda por políticas públicas e programas baseados em evidências que aceleram o crescimento. Enquanto o governo, líderes de instituições empresariais e educação tornaram-se Champions, com recursos, eles exigem melhores dados, pesquisa e análise sobre as barreiras de empreendedorismo, necessidades e oportunidades e que intervenções dos programas e políticas de resolução comprovada que possam maximizar o impacto. Através do Empreendedorismo da Rede Global Research (GERN) e rede de formulador de políticas de inicialização, GEN ajuda a identificar e crowdsource políticas best-in-class e programas públicos que ajudam empreendedores prosperarem.

Apoio: Através de esforços como o Global Business Angels Network, Registo Global de Empresas, Startup Huddle, GEN Starters Club, Startup Open e outros programas, GEN oferece programas e recursos destinados a ajudar a suavizar o caminho para o mercado e proporcionar aos empresários estágios com o apoio necessário para alcançar o próximo nível dos seus projectos e negócios.

Ligar: O GEN ajuda a quebrar vazios e melhorar a colaboração entre empresários, investidores, políticos, pesquisadores e líderes comunitários através de suas plataformas virtuais e vários eventos ao vivo.

Com a participação cada vez mais frequente de jovens, este ano pretendemos, enquanto organização e movimento, criar a liberdade de pensamento e de associativismo, bem como alcançar novos projectos e ideias que liberalizar a forma de empreender. É da visão de cada empreendedor que depende o futuro de Angola, e temos a certeza absoluta que 2018 será um ano cheio de conquistas. Assim sendo, vamos novamente colocar bem alto a nossa bandeira e revigorar todo espaço que merecemos no patamar de empreendedores e inovadores que lutam por mundo cada vez mais capaz e melhor.

GEW Angola